domingo, 11 de maio de 2014

Desfile da Máscara Ibérica




Pelo respeito às tradições e por achar que era um programa muito engraçado também para aproveitar para percorrer as ruas da Baixa Pombalina sem carros, no sábado fomos ver o Festival da Máscara Ibérica.

"As ruas de Lisboa são palco, entre 8 e 11 de Maio, do IX Festival Internacional Máscara Ibérica, uma iniciativa da PROGESTUR, em parceria com a EGEAC e Câmara Municipal de Lisboa.

Tendo a Praça do Rossio como palco principal, o festival contará com o já tradicional Desfile Máscara Ibérica, onde são esperados 500 mascarados, de 30 grupos de Portugal e Espanha.

O Norte e Centro de Portugal, Galiza, León, Zamora, Cáceres, Astúrias, Salamanca, e pela primeira vez Andaluzia, são as regiões que irão desfilar, a que se junta este ano um grupo não ibérico, os "Mamuthones e Issohadores Pro Loco Mamoiada Sardegna", da Sardenha, pela primeira vez em Lisboa. O desfile foi  sábado, 10 de Maio, pelas 16h30, com início na Praça do Município, segue pela Rua do Ouro e terminou na Praça do Rossio.

Mas nem só de máscaras vive o festival. Também a Gastronomia Ibérica com showcookings, workshops e duelos culinários e os Vinhos Ibéricos com provas de vinhos e a presença de conceituados enólogos." fonte:http://www.fimi.pt/

Os grupos íam separados e identificados conforme a sua proveniência. Pauliteiros (juniores e seniores), caretos e outros personagens animaram as ruas da Baixa.

Os personagens simpáticos lá faziam o seu papel, assustando, dançando, fazendo barulho com os chocalhos. O mais pequeno era sempre alvo de brincadeiras e ficava um pouco assustado ao início.

De registo, a alma que todos temos que se emociona com o ribombar dos tambores, o som inconfundível da gaita de foles e a alegria destas gentes, mesmo com um calor lisboeta em cima daqueles fatos quentes.


No final, as barraquinhas com comes e bebes, os concertos. Um evento a repetir sempre que possa!

A Mamã.
 Ps: as fotos foram retiradas de vários locais na internet.





































































































































Sem comentários:

Enviar um comentário

Sugestões, críticas construtivas?