domingo, 13 de abril de 2014

Fragata D Fernando II e Glória

Mais uma colaboração de uma amiga de coração! 

Obrigada Patrícia Proença pela sugestão!

Porque não deixar o carro na garagem e ir de cacilheiro (para quem está na margem norte) ver a Fragata D. Fernando II e Glória? 
Para quem utilizar o automóvel e for proveniente da Margem Norte pela Ponte 25 de Abril, após passar a referida ponte, deixa a Auto-estrada na saída para Almada e depois procura o destino Cova da Piedade, Cacilhas.
Quem está na Margem Sul e utilize a A2, abandona a Auto-estrada na saída para Almada e depois segue para Cova da Piedade e Cacilhas.
Neste momento encontra-se na doca seca  nº2 da ex Parry & Son em Cacilhas, a cerca de 150 metros do terminal dos Cacilheiros.

Os meninos pequenos podem ter uma breve noção da história da fragata, assim como cantar e actuar como piratas (sei bem de um que adora o Jake e os piratas da terra do nunca). Podem explorar o espaço e apanhar um pouco de Sol num local fora dos habituais passeios domingueiros.

E os pais de certeza também gostam deste programa. Não sendo gratuito, ainda assim não é nada dispendioso, tendo em conta principalmente os custos de manutenção e restauro deste pedaço de história.


Contactos
Para marcações de visitas de grupo, ou para quaisquer outras informações, podem ser utilizados os telefones seguintes:
21 274 6295 e o Tlm 91 784 1149, e/ou fernandoegloria@marinha.pt



Condições de acesso:
Horários:
A Fragata está aberta ao público das 10.00 às 17.00horas, de Terça-feira a Domingo.
 *Encerra às Segundas-feiras para manutenção e conservação e nos dias de Ano Novo, Domingo de Páscoa e de Natal
   Preço dos ingressos:
   Adultos - 3 Euros
   Jovens dos 7 aos 17 anos – 1,5 Euros
   Adultos com mais de 65 anos – 1,5 Euros
   Crianças com 6 anos ou menos – Grátis
   Serviços Sociais da CM Lisboa – 2,25 Euros

Breve História

​ Em 1821 o Chefe de Esquadra (Almirante), Intendente da Real Marinha de Goa e Inspector dos Arsenais de Goa, Cândido José Mourão Garcez palha, propôs ao Rei D. João VI, por intermédio do Governo Geral, a construção de uma nova Fragata em Damão.
Com a natural morosidade daqueles tempos, justificada pela distância e consequentes dificuldades de comunicações, só três anos depois chegou a Goa a boa nova de que Sua Majestade havia aprovado a construção de uma Fragata de Força, o que deveria ser feito em Damão.
O financiamento da sua construção far-se-ia desde logo com os rendimentos do tabaco e alguns subsídios do Governo de Macau.

Ainda com alguns trabalhos no interior por realizar, a Fragata, com 273 pessoas a bordo, largou de Goa a 2 de Fevereiro de 1845 e, após uma viagem de 5 meses sem incidentes, chegou ao Tejo em 4 de Julho.






A vista do estaleiro.
 
Alguma história



Os interiores magníficos.

Aqui os pequenos sentem-se como piratas!

O tocar do sino, um momento empolgante.



Até à próxima!


A Mamã.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sugestões, críticas construtivas?